Paulo Odone

Início » Uncategorized » Seminário discute uso de animais em pesquisas

Seminário discute uso de animais em pesquisas

FAB_0399

 

O uso de animais em pesquisas científicas e experimentos de laboratórios foi tema de um seminário promovido nesta quinta-feira pela Frente Parlamentar em Defesa dos Animais. Coordenador da Frente, o deputado Paulo Odone reuniu na Assembleia Legislativa ativistas duas das principais ativistas em proteção animal do país e o biólogo Paulo Tadeu Campos Lopes, doutor em Fitotecnia.

Líderes do resgate dos beagles na sede do Instituto Royal, em São Paulo, Adriana Grecco e Adriana Khouri fizeram um relato do episódio e pediram a mobilização da sociedade pelo fim do uso de cobaias animais. Para Adriana Grecco, a indústria farmacêutica e de cosméticos age com crueldade ao submeter os animais a experimentos dolorosos e de eficácia muitas vezes questionável.

“Precisamos aproveitar esse momento de consciência nacional com o tema e avançar. No Instituto Royal eu vi cachorros mortos, sem dentes e com a língua mutilada. Não é mais possível aceitar isso”, disse Adriana.

Formada em Química e com atuação na indústria de beleza, Adriana Khouri citou países que baniram as pesquisas com uso de animais e disse que na maioria dos casos o uso de cobaias é desnecessário. “Temos que fortalecer os grupos de proteção com mais informações e pressionar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conclamou.

FAB_0463

Coordenador da Comissão de Ética no Uso de Animais da Ulbra, o professor Paulo Tadeu explicou as regras previstas pela legislação e defendeu os avanços da ciência, mesmo nos casos em que foram utilizadas cobaias animais. Tadeu salientou que a comunidade científica considera um marco o episódio do Instituto Royal e defendeu o uso de animais quando for imprescindível.

“A presença dos protetores é mais do que importante, é obrigatória. Nós aprendemos muito com eles”, afirmou.

No encerramento, Odone fez um relato sobre a atuação da Frente Parlamentar, como a lei de sua autoria que proíbe o aluguel de cães de guarda no Estado e o projeto de lei que protocolou recentemente obrigando o uso do selo “Testado em Animais” nas embalagens de cosméticos, produtos de higiene e de limpeza cujos fabricantes não dispensarem a utilização de cobaias animais nos testes de produção.

FAB_0447

“As conquistas da ciência são inegáveis e imprescindíveis, mas sempre que for possível devemos exigir que não se use animais como cobaias. O mundo inteiro não aceita mais isso, especialmente para a fabricação de cosméticos ou material de higiene e limpeza. As protetoras são porta-voz desse movimento, que dignifica o homem e protege o animal. Saibam que podem contar com o meu apoio e o meu trabalho aqui na Assembleia”, concluiu o deputado.

Anúncios

1 Comentário

  1. adriana greco disse:

    Parabéns para todos! Obrigada pela acolhida!

Comente esta notícia

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Atualizações Twitter

Enter your email address to follow this blog and receive notifications of new posts by email.

Junte-se a 420 outros seguidores

Palavraria - Livros & Cafés

Rua Vasco da Gama, 165 - Bom Fim - 90420-111 - Porto Alegre - Telefone 051 32684260

Blog do Marcelo Fialho

Rock, Comics, New Journalism, Atitude, Cine, Freud, Hi-Tech e principalmente EtCeTeRa

Casca de Besouro

Jornalismo, estados alterados da consciência, drogas, ciência, política e outros alucinógenos. Um blog por Bruno Torturra

Hogwarts é Aqui

A magia da saga Harry Potter na tela do seu computador

Escarcéu

Garimpagens, excogitações e parasitismos pop

%d blogueiros gostam disto: